Quais os alimentos para fortalecer o cabelo naturalmente? Melhor lista!

Perder fios de cabelos é algo normal e natural, o problema é quando isso começa acontecer em excesso o que pode acabar levando a calvície. A falta de uma dieta balanceada pode agravar uma situação que seria genética no caso da calvície ou levar a queda de cabelo constante. A falta de nutrientes no organismo prejudica a vida dos fios assim como do couro cabeludo. Excesso de sebo e falta de vitaminas levam os cabelos a caírem.

Os fios são constituídos de basicamente de proteína e queratina. Consumir alimentos protéicos como iogurte, frango, carne bovina sem gordura e soja ajudam a evitar a queda, assim como outros alimentos.

Alimentos para ajudar a evitar a queda de cabelo

Consumir alimentos ricos em vitaminas do complexo B é o primeiro passo, ela ajuda a fortalecer os fios e melhorar a produção de melanina e queratina. Espinafre, nozes, leite, grão de bico, alimentos integrais são ricos nesta vitamina. Cenoura e abóbora são alimentos ricos em betacaroteno, este nutriente é essencial para manutenção dos fios, ajuda na vitalidade e possui antioxidantes que evita a estresse oxidativo um dos principais fatores para queda de cabelo.

Aveia, arroz integral e outros cereais integrais possuem vitaminas do complexo B e zinco, a combinação destes nutrientes favorece a multiplicação de células que fortalecem os fios e ajudam o cabelo a crescer. O zinco pode ajudar a controlar os hormônios que podem levar a queda dos fios e pode também evitar a queda acelerada do cabelo. Uma dica é troca massas e pães comuns pelos fabricados com farinha integral.

Ainda no cardápio de quem deseja evitar a queda dos fios de cabelo devem estar feijão e folhas verdes escuras, o motivo é que estes alimentos são ricos em ferro e ele é essencial para normalizar a situação do cabelo. Consumir frutas ricas em vitaminas C aumenta a captação do ferro pelo corpo. A queda do cabelo pode ter origem inflamatório, gengibre, curcuma, pimenta são alimentos antiinflamatórios e por isso devem ser consumidos com moderação.

Castanhas, amêndoas, nozes, e outras oleaginosas são ricas em Vitamina E e zinco. O zinco como já foi visto é importante para saúde dos cabelos, e a vitamina E tem ação antioxidante o que diminui os radicais livres causados por fatores como estresse e poluição. Os radicais livres também podem potencializar a queda capilar por isso é importante remediar.

Como pode ser visto uma alimentação saudável e balanceada é essencial para evitar a queda dos cabelos e de quebra ainda ajuda o organismo a se manter mais saudável. Para perceber o efeito da boa alimentação nos fios é necessário esperar ao menos três meses.

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